sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Risolia ataca outra vez: SEEDUC quer criar aula-prova para professores no concurso para rede em 2013


O secretário de Educação Wilson Risolia, em mais uma das manobras do governo estadual para jogar nas costas da categoria a culpa pelo fracasso da política educacional, anunciou no Jornal O Dia que a SEEDUCA vai criar uma nova etapa - eliminatória - para o concurso para o Magistério previsto para 2013: além do exame escrito, os professores terão que fazer uma prova prática que consistirá em aula-prova que será ministrada para uma banca a ser definida pela Secretaria. Segundo Risolia, "o novo processo é necessário para que o professor consiga provar que ele tem didática (Jornal O Dia de 29/11/2012, pág. 26).

Em entrevista para a rádio CBN, que repercutiu a matéria, a direção do Sepe condenou a novidade anunciada pelo secretário. Para o Sepe o anúncio de Risolia faz parte da estratégia do governo doestado de colocar a culpa nos professores pelo fracasso da sua política educacional. Para o sindicato dar uma aula para uma banca ou grupo de alunos é uma coisa muito diferente da atuação cotidiana de um professor da rede em sala de aula. Hoje, a categoria tem que lidar com a falta de estrutura, falta de pessoal, excesso de trabalho para poder complementar os seus baixos salários e a violência no ambiente escolar e que nada disso pode ser medido na aula-prova.


O Sepe lembrou também dos outros projetos da SEEDUC, como o Projeto de Certificação, que promete dar bônus para os professores aprovados em exames de avaliação anuais: a verba de R$ 100 milhões que o governo anunciou para este projeto - menor do que a do Nova Escola - não será suficiente para gratificar todos os professores aprovados no exame, além de deixar de fora aposentados e funcionários.


Segundo o sindicato, o problema não é a falta de capacidade do professor. Há pouco tempo, um secretário de estado de Educação chegou a afirmar que a rede estadual conta com um dos melhores corpos docentes do país. Para o Sepe, o governo deveria era dotar as escolas de todas as condições (equipamentos, pessoal administrativo, orientadores educacionais, infraestrutura e melhores salários) para que os professores pudessem ter condições de trabalho e de planejamento para, assim, poder melhorar a qualidade da escola pública estadual. Também explicamos que, Em 2012, a categoria não teve reajuste e que escolas com mais de mil alunos funcionam sem orientadores educacionais e que somente o professor dentro de sala de aula não pode resolver todos problemas das escolas. O Sepe deixou claro para a rádio CBN que a categoria quer é uma política de governo na educação que abarque a todos e toda a rede de escolas, já que a população tem o direito de ter uma escola de qualidade e esta escola tem que ser para todos.

Veja abaixo o link com a entrevista na rádio CBN (a entrevista foi ao ar às 10h5m):


http://cbn.globoradio.globo.com/semanaCBN.php?praca=RJ&data=29/11/2012&hora=10:00

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Notícias do SEPE

Rede estadual fará protesto e Ceia da Miséria na SEPLAG no dia 5 de dezembro
Os profissionais da rede estadual farão um ato de protesto no dia 5 de dezembro na SEPLAG (Rua Erasmo Braga, 118 - Centro), a partir das 14h. Neste dia, durante o ato, a o Sepe vai organizar a já tradicional "Ceia da Miséria" para denunciar as condições a que são submetidos os profissionais e demais servidores públicos estaduais. O Sepe convoca a categoria para o ato e a ceia para que possamos mostrar ao governador Sérgio Cabral e ao Secretário Risolia que a rede estadual está mobilizada e pronta para lutar contra a política meritocrática da SEEDUC e contra os ataques do governo do estado à Educação Estadual.

Atenção: Orientação do Sepe para os professores da rede estadual sobre o início do trabalho dos avaliadores
A direção do Sepe, tendo em vista o inicio do trabalho dos supervisores que o projeto SEEDUC/Banco Mundial vai implementar primeiramente em 100 escolas da rede estadual, orienta os professores destas unidades para que procedam da seguinte maneira:
- em primeiro lugar, nós, os professores, somos os "Regentes de Turma". Ou seja, os profissionais são a autoridade máxima em sala de aula.
- também não existe qualquer documento oficial que tenha instituído a obrigatoriedade da presença desses "supervisores" nas salas de aula.
- nesse sentido, nenhum professor poderá ser obrigado a aceitar qualquer interferência desses avaliadores em sua sala de aula.
- o Jurídico do Sepe está dando tratamento e acompanhamento a essa questão
.

Sepe realizará Encontro Estadual dos Funcionários da Educação nos dias 28 e 29 de novembro
Nos dias 28 e 29 de novembro, a Secretaria de Funcionários Administrativos do Sepe realiza o Encontro Estadual de Funcionários, com o tema: Funcionários de Escola – 25 anos de Unificação e Resistência na Educação. Durante o encontro os funcionários farão um balanço das lutas e das estratégias para a valorização da categoria. O evento será realizado no Hotel Bucksy, em Nova Friburgo. Maiores informações sobre inscrições e como participar podem ser obtidas pelo telefone (21) 2195-0450.

Rede estadual promoverá Conselho Deliberativo ampliado no dia 24 de novembro
O Sepe realizará um Conselho Deliberativo Ampliado da rede estadual, no dia 24 de novembro. No encontro, os profissionais das escolas estaduais irão discutir os últimos ataques do governo estadual contra a categoria, além de debater a reorganização da luta para o ano de 2013, já que o Orçamento estadual não prevê qualquer reajuste para a educação no ano que vem. O Conselho será realizado no auditório do Sepe (Rua Evaristo da Veiga 55 – 79º andar), a partir das 10h.

SME cancelou audiência com o Sepe do dia 14 de novembro
A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, cancelou a audiência que seria realizada com a direção do Sepe, no dia 14 de novembro. A secretária alegou problemas na agenda e o calendário desta semana, com feriados e pontos facultativos, mas não apontou outra data para um novo encontro. O Sepe avalia que o cancelamento, na verdade, se deu por causa da revolta que o projeto de reestruturação e as ameaças de remoção dos profissionais dos seus locais de origem tem causado nas escolas
.

Acordo Coletivo Especial (ACE): Sepe vai participar da mobilização contra mais um ataque aos direitos dos trabalhadores
A direção do Sepe aprovou a participação do sindicato no ato contra o Acordo Coletivo Especial (ACE), no próximo dia 28 de novembro, em Brasília. Para tanto, enviaremos uma comissão, que representará os profissionais de educação no ato público que será realizado no auditório Petrônio Portela, no Senado.
O ACE é uma proposta apresentada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, com o aval da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e se caracteriza como um ataque à legislação trabalhista em vigor. Sob o argumento de que existem especificidades em cada empresa, a proposta sugere que aquilo que for negociado prevaleça sobre a legislação. Ou seja, as negociações individuais, empresa por empresa passariam a valer mais que o previsto em lei e os acordos coletivos poderão desrespeitar as leis trabalhistas. Temos que nos mobilizar para impedir que este grave ataque aos direitos dos trabalhadores siga adiante.
Portanto, os núcleos e regionais do Sepe RJ também devem se mobilizar para esclarecer a categoria sobre o perigo da aprovação do ACE e, caso seja possível, enviar representantes para a atividade do dia 28 de novembro, no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília, a partir das 9h. O Sepe já assinou um documento preparado por dezenas de entidades do movimento civil, se colocando contra o acordo. Veja o teor do documento pelo link abaixo:http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=3530

Rede municipal: Profissionais não devem aceitar remoção sem documento oficial


Com relação às informações que tem chegado ao Sepe de que as CREs estão convocando os profissionais das escolas municipais para que se apresentem nos dias 26 e 27 de novembro para consumar o projeto de reestruturação da SME, o Sepe aconselha a categoria a não levar em conta tal convocação sem um documento escrito (memorando) das Coordenadorias. Os profissionais não devem aceitar convocações orais ou por meio de mensagens eletrônicas e devem solicitar um documento oficial timbrado e assinado pelo diretor de sua unidade escolar, com justificativa legal para tal ato. Aqueles que se incluírem nas informações acima devem procurar o Sepe.

Para que ocorra a remoção planejada pela prefeitura, o sindicato continua a apresentar os seguintes questionamentos:

Qual o documento legal que respalda a relotação?

Qual será o critério de escolha: tempo de serviço, ordem de chegada?

Por que prioridade de escolha?

E o concurso de remoção para todos os profissionais da rede?

A SME vai burlar os artigos 27, 29 e 30 do nosso estatuto?

O profissional não deve aceitar sair de sua unidade sem que haja regulamentação que justifique sua remoção.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Jornal O Dia desta terça-feira (dia 13/11) publica matéria paga do Sepe sobre reestruturação na rede municipal

A edição desta terça-feira do Jornal O Dia publica uma matéria paga do Sepe, que alerta a população sobre os problemas que a reestruturação da SME na rede municipal está provocando nas escolas e os prejuízos para os alunos e profissionais. O texto foi publicado na página 13 do primeiro caderno do Jornal, com grande destaque. Veja o teor do texto do Sepe publicado hoje para denunciar a população sobre os problemas da reestruturação na rede municipal:
Aos responsáveis pelos alunos das escolas municipais:

A Secretaria Municipal de Educação quer mudar o funcionamento das escolas e creches do Rio de Janeiro, causando muitos problemas para seus filhos. Pela proposta da Prefeitura, em 2013 as escolas serão divididas por séries. As turmas da educação infantil serão atendidas pelos EDI’s. As turmas do 1º ao 3º ano serão concentradas em escolas chamadas “Casa de Alfabetização”. Os 4º, 5º e 6º ano, transformados em “Primário Carioca”, e os 7º,8º e 9º ano em “Ginásio Carioca”, vão funcionar, agora, em escolas diferentes.Isso significará um transtorno para as famílias dos estudantes.Muitos alunos terão que mudar de escola. Crianças da mesma família estudarão em lugares diferentes. Além disso, a cada 3 anos os responsáveis terão que buscar novas escolas para matricular seus filhos e enfrentarão a dura batalha de garantir as vagas.O trabalho pedagógico também será desfeito, profissionais que trabalham há anos na mesma escola exercendo um bom trabalho com a comunidade escolar, também serão transferidos para outras escolas e terão suas vidas profissionais desestruturadas.
A Prefeitura não está respeitando a história e o projeto político pedagógico das escolas. Ao propor a divisão das escolas por segmentos ataca a qualidade do ensino que tem sido garantida através do árduo trabalho dos profissionais da educação em diálogo com as comunidades escolares. A tentativa de demolição da EM Fredenreich é um exemplo simbólico deste ataque.

O pior é que os profissionais, os alunos e os responsáveis não foram consultados.

Será que a escola dos filhos do Prefeito é assim?


Não permita que acabem com a escola pública do seu filho. Educação é um direito fundamental da população que tem que ser garantido pelos governos.



O que está em jogo é o futuro de milhares de crianças e jovens cariocas, por isso é que a luta em defesa da escola pública é uma responsabilidade de todos nós!



Fonte: SEPE RJ

Bônus Cultura: SEEDUC ainda não sabe explicar o porquê dos descontos na gratificação



Desde a última sexta-feira (dia 09/11), data prevista para o crédito do chamado bônus cultura da SEEDUC na conta dos profissionais das redes estaduais, o Sepe tem recebido uma avalanche de emails e telefonemas de profissionais reclamando dos descontos feitos na gratificação, que deveria ser de R$ 500. O Sepe tentou contato com a Secretaria, que ficou de analisar o que provocou os descontos. Também denunciamos para a imprensa e a repórter Alessandra Horto, do Jornal o Dia (Coluna do Servidor) apurou o seguinte com a SEEDUC:

"A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informa aos professores regentes de turma com direito ao auxílio qualificação concedido nesta sexta-feira (09/11), que já entrou em contato com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) – responsável pelo gerenciamento da folha de pagamento do Estado - para apurar os motivos pelos quais alguns docentes tiveram desconto sobre o valor depositado. Segundo a Seplag, na segunda-feira (12/11) haverá uma posição sobre o que ocorreu." (Alessandra Horto - Coluna do Servidor - Jornal o Dia)

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Resumo da Audiência da Educação na ALERJ sobre Filosofia e Sociologia no Ensino do Estado.

Na manhã desta quarta-feira dia 14 de novembro aconteceu mais uma audiência pública da comissão de educação do Rio de Janeiro. O tema do encontro foi "a carga horária das disciplinas filosofia e sociologia na grade curricular dos colégios do Estado". Estiveram presentes diversos parlamentares, representantes de associações de professores de sociologia e de sociólogos, dezenas de professores da rede Estadual das duas disciplinas em questão, além de professores universitários e de outras redes envolvidos com o debate. O SEPE também esteve presente através de representantes de algumas de suas regionais (incluindo a regional 2) e da direção do SEPE central.
Representantes dos professores de sociologia abriram a sessão apresentando a reivindicação dos professores da rede pela retomada da carga horária perdida desde o início deste ano. As duas disciplinas perderam um tempo na grade curricular em 2012, o que ocasionou diversos problemas para os docentes e prejuízos a formação crítica dos estudantes.
Com a diminuição do tempo de aula das disciplinas. Os trabalhadores da educação encontraram muita dificuldade para completar sua carga horária de trabalho. O que acarretou situações absurdas tal como professores terem de trabalhar em mais de 3 colégios diferentes em apenas uma matrícula, além é claro do prejuízo pedagógico. Já que com o tempo tão reduzido é insuficiente para o pleno exercício do ensino de qualquer disciplina. Em turmas superlotadas, as vezes com mais de 50 alunos, um tempo de aula muitas vezes mau dá para fazer as chamadas. Estes mesmos professores se sobrecarregam devido ao número excessivo de turmas. Que podem chegar até 12 turmas por matrícula. Um pesadelo para qualquer docente que já se afoga em burocracias crescentes criadas pela Secretaria de educação tais como o lançamento de notas online, aplicação de SAERJ. 
Diante as criticas o representante do governo subsecretário Antônio Neto não fez mais que reafirmar as decisões anteriores do governo Estadual. Afirmando que a educação do Rio esta no caminho certo e comemora os resultados das últimas avaliações nacionais. Focada no reforço das disciplinas matemática e português e que devido a isso "inevitavelmente" prejudicaria alguma outra.
Mais uma vez a secretaria de educação reafirmou sua orientação tecnicista de desvalorização de disciplinas que não são alvo de avaliações externas orientadas pela cartilha do Banco mundial para educação.
Assim como o Sepe os parlamentares Paulo Ramos e Marcelo Freixo criticaram a política empresarial e mercantil do Estado para educação, reafirmando a importância das duas disciplinas para a formação crítica dos estudantes,  e apontando que cabe ao Estado ampliar o tempo das indisciplinas do Ensino médio ao invés de diminuí-la. 
A sessão finalizou-se com uma "promessa" por parte do governo rediscussão da grade curricular para 2014 e a divulgação da manutenção da grade curricular reduzida para as duas disciplinas para 2013. o que desagradou todos os presentes.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ATENÇÃO PROFESSORES de Sociologia e Filosofia


ATENÇÃO PROFESSORES de Sociologia e Filosofia:

O Sepe convoca os profissionais de educação da rede estadual, principalmente os da área de Sociologia e de Filosofia, para participar da audiência pública que será realizada no dia 14 de novembro, na Comissão de Educação da Alerj (sala 316), a partir das 10h. Na pauta da audiência está incluída a situação das disciplinas de Sociologia e Filosofia, que tiveram suas grades curriculares reduzidas nas escolas estaduais.
Participarão da audiência o Sepe, o Sindicato dos Sociológos do Rio de Janeiro, parlamentares e profissionais de educação e demais interessados no tema.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Participe!


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Polícia reprime Passeata contra o aumento de passagem.